SEJA BEM VINDO AO BLOG!!!

Olá pessoal,sejam todos muito bem-vindos a esse canal,que é um dos muitos pouco que fala sobre essa marca...
Aqui vocês encontram de tudo sobre a marca HUBER-WARCO DO BRASIL!!!!
Vamos "reviver essa grande história"
Venha conosco!!!



HISTÓRIA

A HUBER-WARCO foi um fabricante de equipamentos de construção, cuja raiz decorre em 1874 com a fundação da Huber Manufacturing Co.
* O fundador da empresa

Edward Huber nasceu em 01 de setembro de 1837 em Dover, Dearborn County, Indiana, e era filho de um marceneiro de imigrantes alemães. Veio para Marion, onde desenvolveu sua primeira obra.


Mr. Huber era casado com Elizabeth Hammerle (1842 - 1914) desde 30 de outubro de 1865, na qual tiveram como filhos, Francis Albert Huber e Mary Catherine Huber.


Fundou a Huber Manufacturing Company, na qual era o presidente (1875 -1904). Foi também co-fundador e presidente da Marion Steam Shovel Company.

Colega de Thomas Alva Edison (grande inventor, cientista e empresário), Edward Huber foi um inventor, empresário, gerente e amigo. Ele faleceu em 26 de agosto de 1904 em Marion, Ohio, aos 67 anos de idade.

* A Huber Manufacturing Company

Conforme impresso que possuo, o ano de 1948 ficou marcado na história da empresa, pelos seguintes fatos:

1) os 85 anos de sua fundação;
2) os 40 anos da introdução do "Huber steam roller";
3) os 25 anos de sua "Automotive Type Motor Roller".

Tudo começa em 1863, quando Edwardd Huber e seu amigo, Lewis Gunn formaram uma parceria para fabricar pequenas máquinas na qual, Mr. Huber tinha desenvolvido.

Em 1870, a empresa foi reorganizada como Huber & Gunn Company. A parceria prosperou e em 30 de novembro de 1874, a Huber Manufacturing Company foi formada. Construiu sua primeira "thresher" em 1876 e seu primeiro motor a vapor em 1878.

O Huber "Gasoline Traction Engine" - um novo desenvolvimento na exploração de energia - foi anunciado em 1894.

Em 1898, uma empresa chamada Van Duzen Gas & Gasoline Engine Co. (motores a gás), de Cincinnati, Ohio, foi adquirida pela Huber.

Benjamin C. Vanduzen tinha recebido uma patente para um "gasoline traction engine", que ele projetou em 1894, que era alimentado por um de seus próprios motores.

Depois de comprar a empresa, Huber posteriormente, iniciou-se a produção de tratores, quando as 30 primeira unidades foram apresentadas, além do "Steam Traction Engine".

Entretanto, Huber continuou com sua linha de motores de tração a vapor. Em 1910, uma nova linha, a Huber Traction Engine, foi introduzida.

No ano seguinte, veio o "Farmer's Tractor", seguido pelo modelo Huber 30/60 (em 1912).

Em 1914, o modelo Huber 15/30 foi acrescentado a linha. Devido ao seu fraco desempenho, somente 150 unidades foram produzidas. O modelo Light Four 12/25 foi introduzido em 1916.

O mais conhecido trator de Huber, o "Super Four 18/36", foi apresentado em 1926. Destacam-se também, os modelos Super Four 14/30 e 15/30 (de 1921), 20/40 (de 1927), 20/36 (1929), Farmer Model L e LC (em 1937).

Em 1931, a linha era compreendida pelos seguintes modelos: Modern Farmer, Light Four, Super Four 32/45 e 40/50. Em 1940, a linha agrícola de Huber era composta por colheitadeiras.

Huber permaneceu no mercado de tratores agrícolas até 1941, sendo o último modelo revelado, o Huber Model B (de 1937). Houve tentativas, em 1950, sem êxito em questão.

Durante alguns anos, após a II Guerra Mundial (1939 - 1945), a empresa perseverou com sua linha de equipamentos para construção. Hoje, infelizmente, o nome Huber é lembrado por poucos. Por outro lado, lembro hoje, de sua evolução e contribuição.

* A sucessão presidencial

Após a morte de Edward Huber em 1904, muitos que conheciam a empresa, pensavam que ninguém poderia ser a cabeça do sucesso da mesma. Todos concordaram que somente um homem, de capacidade e experiência, era necessária para preencher os requisitos em questão.

Sendo assim, em janeiro de 1905, Mr. Barlow (ou Shauck E. Barlow) sucedeu Mr. Huber na presidência da empresa.

* Os equipamentos de construção

Em 1908, Huber introduziu o "Huber steam roller", dando início a produção de rolos compactadores e continuou neste tipo de equipamento até 1923, quando introduziu o "Automotive Type Motor Roller", que revolucionou a indústria de equipamentos para construção no país e exterior.

Por outro lado, em 1920, construiu a "Maintainer" - uma niveladora de estradas, e em 1926, teve sua experiência em controles hidráulicos.

Em resumo, a linha de equipamentos para construção era composta até 1948, da Maintainer, rolo compactador de 03 rodas (three-wheel rollers) de 5 até 12 toneladas, e o "Huber Variable Weight Tandem Rollers" de 03 até 12 toneladas.

Todas essas máquinas foram fabricadas na nova unidade fabril, concluída na primavera de 1946.

Em 1934, niveladoras, tais como Huber No. 03 foram oferecidas. Todavia, a Maintainer teve seu novo desing em 1943.

* Surgimento da Huber-Warco

Dois grandes nomes: Huber e Warco. A família Warco tem suas raízes históricas em 1854, com a fundação da W.A. Riddell Corporation de Bucyrus, Ohio, fabricante de motoniveladoras.

Em 1921, Warco produziu a sua primeira motoniveladora. Contudo, em 07 de dezembro de 1954 (data esta que marca o início de tudo), as duas empresas resolveram se unir e criar a Huber-Warco Company.

Vejamos o que nos diz um noticiário (Traduzido) da época, a Revista "Michigan Roads and Construction", de 09 de dezembro de 1954:





"HUBER Warco-Diretores e Conselheiros eleitos - Diretores e funcionários para que em breve se tornará a Companhia Huber-Warco foram anunciados, com planos para consolidar os escritórios gerais em Marion e para continuar as operações de fabricação em plantas em Marion e Bucyrus.
O nome da empresa Huber-Warco não pode se tornar oficial, na pendência medidas legais para torná-lo o sucessor do que anteriormente eram Manufacturing Company Huber de Marion, Ohio, e A WA Riddell Corporation of Bucyrus, Ohio, que usou "Warco" como o nome comercial para seus produtos. "

Outro noticiário de abril de 1955, relatava a formação da Huber-Warco Company (a Huber Manufacturing Co. uniu-se com W.A. Riddell Corporation).

Todos os orgãos de informação, inclusive um encarte que possuo, narram em 1955, a formação de Huber-Warco Company, como fabricante de equipamentos para construção (motoniveladoras e rolos compactadores).

Dois gerentes, da parte de vendas, foram nomeados por Huber-Warco Co.: Glenn N. Porter (no leste de Mississippi e Canadá) e Joseph D. Whalen (no oeste, México, Hawaii e Alaska).

Clark T. McConnell (ex-presidente de Warco), foi eleito presidente do conselho de Huber-Warco. Don A. Howard (ex-presidente de Huber), o presidente de Huber-Warco. Jacque E. Jones (vice-presidente de Warco) foi nomeado vice-presidente executivo; Ralph Howard, vice-presidente; Robert E. O'Connell, tesoureiro; Baird Johnson, secretário e Kenneth Robert, seretário adjunto.

A fábrica de motoniveladoras, localizada em Bucyrus, Ohio, foi transferida para Marion, Ohio em 1959.

Todavia, muitos historiadores, relatam que em 1957, Huber adquiriu a Warco. A partir de março de 1964, os equipamentos para construção foram fabricados pela Huber Machinery Division de Huber-Warco Company.


A empresa tornou-se Huber Corporation em 13 de dezembro de 1964.

Em 25 de setembro de 1967, Huber Corporation fundiu-se com Mid-Continent Manufacturing Company de Columbus, Ohio como subsidiária integral.

Nesse mesmo ano, adquiriu a Browning Manufacturing Company de LaCrosse, Wisconsin, e transferiu-a para Marion, Ohio.

Em março de 1968, a Huber Corporation adquiriu a Gifford Industries Inc., de Marion.

* Outros modelos de motoniveladoras

A linha de equipamentos para construção (com a marca Huber-Warco) consistia nos modelos 5D-190, 4D-115 (ambas para trabalhos pesados), 4D-85 e 4D-75 de motoniveladoras; os rolos compactadores tandem (em 07 modelos), os rolos compactadores de 03 rodas (em 10 modelos) e a M-52 Maintainer.

O modelo 5D-190 foi construído de 1955 a 1959, sendo a mais poderosa motoniveladora do mundo com 195 hp de potência. A empresa também anunciou em 1956, dois novos modelos: a 6-D e 7-D.

Em 1960, quatro novos modelos apareceram: 8-D (83 hp), 9-D (100 hp), 10-D (134 hp) e a 11-D (162 hp). O nome Warco foi descartado e o Huber adotado nas motoniveladoras.

Em 1963, Huber desenvolveu uma nova série de motoniveladora, o modelo F-1850 de 183 hp. Outros modelos vieram: F-1500 (145 - 169 hp), F-1700 e F-1900 (200 - 249 hp); todos apresentados em 1965.

Os modelos 9-D e 11-D foram descontinuados em 1966. Nesse ano, Huber introduziu a Série D-1000 de motoniveladoras. Dentre alguns modelos cito: a D-1110 (75 - 114 hp), as D-1300 e D-1400 (130 - 144 hp), a D-1500 (145 - 169 hp) e a D-1700 (170 - 199 hp).

Somente o modelo 10-D conseguiu sobreviver por 02 anos (até 1968), quando foi substituído. O modelo D-1700, lançado em 1966, era equipado com motor Cummins ou GM.

Em 1968, a Serie D-1000 e F-1000 era a linha fornecida por Huber, ademais da Maintainer.

Aos 29 de outubro de 1969, a Huber tornou-se uma subsidiária de A-T-O Inc. e mudou-se para Charleston, South Carolina, em 1977.

A A-T-O vendeu a divisão Huber para Enterprise Fabrications Inc. em 1994, que retornou a empresa para Ohio, desta vez para Galion.

Todos os produtos foram descontinuados em 1994. Talvez, até alguns modelos tenham sido descontinuados anteriormente. Por exemplo: os M-600 e M-650 (1967 - 1972), os M-700 e M-750 (1973 - 1976) e os M-800 e M-850 (1977 - 1980).

O M-850A Maintainer saiu da fábrica de Galion em 1995. No entanto, desde 1943, a Maintainer continuou sua fabricação por alguns 54 anos. Lembremos dos modelos M-500 (que teve seu aparecimento em 1963, assumindo o lugar da M-52), a HM-180 e M-550 (1955 - 1967).

Em 2002, o modelo M-850C é apresentado, que desde 1994 (quando Enterprise adquiriu a empresa), tem sido a única sobrevivente da linha Huber.

* Passagem pelo Brasil

Existem vários registros históricos da passagem de Huber e Warco pelo Brasil. Vejamos alguns.

Em 1938, houve uma aquisição de um rolo compressor de 12 toneladas, com 03 rodas, fabricado por Huber Manufacturing Company, de Marion, Ohio, EUA e de uma motoniveladora da marca Warco, modelo 33. A motoniveladora era equipada com motor International Diesel de 62,5 hp.

Um representante brasileiro disponibilizava um rolo Huber de 12 toneladas, sistema hidráulico na direção, com 63 hp. O cliente, como alternativa, podia contar com o Huber de 10 toneladas, motor Caterpillar D-215 a 63 hp. O prazo de entrega era de 90 dias após o recebimento do pedido (cf. divulgação de novembro de 1948).

Em 1951, a empresa Vias e Viaturas S. A. forneceu motoniveladoras Warco, modelos 4D-76, 4D-100 e UD-900 a municípios brasileiros.

Sob licença da Huber, rolos compressores foram fabricados em nosso país pela FNV - Fábrica Nacional de Vagões S. A. em 1954.

Em 1956, houve a apresentação do rolo compressor Huber-Sotema, acionado por motor diesel Mercedes-Benz.

Antes mesmo de sua fundação no Brasil, o nome Huber-Warco já era conhecido através de alguns equipamentos.

Em 1956, a Cia Propac Comércio e Indústria, forneceu ao DER-DF, 04 motoniveladoras Huber-Warco, modelo 4D-115 (123 hp); 01 rolo compressor, modelo 2-71 (51 hp) e 01 modelo 3-71 (75 hp).

Além do modelo 4D-115, destacam-se em obras brasileiras: as motoniveladoras Huber-Warco, modelos 4D-85 e M-52.

Em 1957, era fundada a Huber-Warco do Brasil S. A.. Em 1960, inaugurou a unidade fabril no município de Mogi das Cruzes - SP, apresentando a primeira motoniveladora nacional, o modelo 10-D.

Posteriormente, a empresa foi adquirida pelo Grupo Mozer (em 1969) e em seguida pela Dresser Industries (em 1975), que desde então, passou a fabricar em nosso país, guindastes móveis e retroescavadeira.

Em outubro de 1976, a Huber-Warco do Brasil S. A. Indústria e Comércio é incorporada pela Dresser.

Huber-Warco foi um nome que jamais esqueceremos, por contribuir com o desenvolvimento de nosso país.


FONTE: http://hm-museum.blogspot.com.br